terça-feira, 13 de julho de 2010

Pedras vão rolar!

A data comemorativa completa 25 anos em 2010. Aumente o som: HOJE! Dia mundial do Rock - 13 de julho. Este dia á para quem gosta do estilo musical caracterizado pela rebeldia, a história do dia do Rock, tem uma rebeldia consciente; pois Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, promoveu em 1985 o Live Aid. As motivações não eram somente artísticas, mas tinha objetivos sociais. O concerto beneficente em prol de vítimas da fome na Etiópia, na África, agitou Londres, na Inglaterra, e a Filadélfia, nos Estados Unidos, simultaneamente. De lá para cá, a data ficou consagrada em todo o mundo, entre as atrações do primeiro festival estavam: The Who, Madonna, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Joan Baez.

Do peso de Metallica à leveza de Legião Urbana.

Dos solos americanizados de Hendrix ao som latino de Carlos Santana.

Da batida do AC/DC aos Riff's inconfundíveis de Led Zepplin.

Da improvisação de Chuck Berry ao clássico Gun's and Roses.

Das vozes de Beach Boys à orquestra de Brian Setzer.

Do sonho de The Wonders à realidade dos Beatles....

A história do rock, para quem gosta desse estilo já sabe, e para quem não gosta e está lendo este post é só procurar e ler em qualquer página do Google. Agora, falar sobre o futuro do Rock, para onde está indo, e o que está reservado à ele, é bem diferente.

Desde o seu surgimento, o Rock foi criado através de várias misturas. Consequentemente foi ganhando mais força e aglomerando cada vez mais influências. Juntaram-se letras anarquistas dos Punks, com épicos do Metal, a suavidade e complexidade do Blues e Jazz…

Nos dias de hoje o universo do Rock and Roll ficou muito vasto, pra alegria de uns e tristeza de outros. Não tem como negar que o Rock mudou muito se comparado há algumas décadas atrás... Para mim é FATO; pois a tendência de qualquer cultura é evoluir, não sendo necessário haver melhoras ou que seja pior... Apenas mudar, transformar, o velho dá lugar ao novo e vice versa.

Não quero ficar defendendo, nem elogiando nenhum estilo, porque cada qual lutou e conquistou o espaço que precisava e merecia. Uns, com menas forças, outros, com forças avassaladoras. Mas o que tem importância é que o Rock N’ Roll veio pra ficar, mas o rock como era originalmente é hoje peça de museu, mantido em formol na cabeça de alguns saudosistas, porque mudaram os artistas, mudou a audiência e, principalmente, mudou o mercado e as condições de comercialização desse tipo de música. Mas nunca deixarei de escutar e sentir meu bom e velho rock roll.

Um comentário:

  1. "Mas nunca deixarei de escutar e sentir meu bom e velho rock roll."

    Me empresta pra sempre essa frase?

    Post interessante e objetivo.

    Parabéns

    ResponderExcluir