quinta-feira, 15 de outubro de 2009


Conhecendo “ The Cranberries”

Origem: Limerick, Munster
País: Irlanda
Gêneros Rock Alternativo
Período em atividade: 1989 - 2003, 2009 - Atualmente
Gravadoras: Interscope Records, Island Records

The Cranberries foi uma banda de rock alternativo irlandesa que ganhou notoriedade durante a década de 90. A banda encerrou suas atividades temporariamente em 2003. E anunciou recentemente o retorno aos palcos em novembro de 2009 numa turnê pelo Estados Unidos e Europa.

História:

Noel e Mike Hogan, dois irmãos de Limerick, criaram a banda em 1989 e poucos meses depois, em 1990, Fergal Lawler entra para o projeto cujo nome original era The Cranberry Saw Us, o saw us fazendo um trocadilho com sauce, molho em inglês (vale lembrar que cranberry é uma fruta típica da ilha irlandesa, no Brasil essa fruta é conhecida como oxicoco ou uva-do-monte). Dolores O'Riordan fez o teste e ganhou o papel de vocalista principal, compondo a letra de "Linger". Sua voz é um elemento importante da sonoridade da banda.

Discografia:
Álbuns de estúdio:
Uncertain (maio de 1991)
Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We? (abril de 1993)
No Need to Argue (setembro de 1994)
To the Faithful Departed (abril de 1996)
Bury the Hatchet (abril de 1999)
Wake Up and Smell the Coffee (outubro de 2001)
Stars - The Best of 1992-2002 (setembro de 2002)



(Amo essa foto↑)

Dolores Mary Eileen O'Riordan Burton (Dolores O'Riordan) é uma cantora irlandesa nascida em 6 de setembro de 1971 na cidade de Limerick. Foi o vocal da banda The Cranberries que a deu notoriedade. É mãe de três filhos (Taylor, Molly e Dakota) e um enteado, filho do primeiro casamento de Don Burton, seu marido desde 1984.
.(Amo essa foto↑ 2)

The Cranberries volta aos palcos com realização de turnê no final do ano:
Amantes dos Cranberries, aquietai vossos corações, eles voltaram! O grupo que havia dado uma pausa estratégica em 2003, voltou com tudo. E com a formação original da banda e uma nova turnê que começa ainda no final deste ano.
Os shows vão contar com músicas do disco solo da vocalista Dolores O’Riordan, “No Baggage”, lançado recentemente, além dos clássicos do grupo. Em uma declaração no site da banda, Dolores afirma que também vai começar a produzir um novo material.
O Cranberries vai anunciar em breve as datas da turnê. Ao que tudo indica, a banda deve cantar apenas na América do Norte e Europa por enquanto.

Fonte: Terra

Alguns vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=HJEySrDerj0

http://www.youtube.com/watch?v=u9AE8QQfx_E&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=Klv1q7XNKcU&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=61p8VZpactg&feature=channel



Tenho o álbum do trabalho solo de Dolores O’ Riordan (No Baggage), é muito bom. A voz aguda e afinada de Dolores é melodia para os ouvidos, seu timbre de voz é peculiar. Na minha opinião ela não é apenas a voz do Cranberries, ela é a essência, a alma da banda. Mesmo eu sendo apaixonada pelo trabalho solo dela eu ainda prefiro e amo a banda The Cranberries; pois é um combinado de som melódico do The Smiths e tendências do pop rock americano (final dos anos 80), adicionando um leve sotaque Celta.
Tenho grande admiração pela banda, começaram com algo tão pequeno e tão especial, e tornaram se uma das bandas mais conhecidas da década de 90. Vai me dizer que você nunca ouviu: Zombie, Linger..?! Bom... Você ou sua mãe, ha ha :D
Queria postar aqui a letra de uma das músicas do Cranberries, a melhor, mas para mim não existe a melhor, todas são “as melhores” e o mais interessante é que a banda tem uma música para cada “fase”, “momento” que você está vivendo, uma dica, quando você está triste ouça: Linger. Quando está feliz: Just my imagination. Quando estiver apaixonada ouça: Close To You. Mas ouçam seja qual for a situação, pois esse som torna se um vício. E tocá las, no violão ou guitarra, nada melhor (sou suspeita para falar isso) :D
Não fico um dia sem escutar as músicas da banda.
O que me deixa mais feliz é saber que eles estão de volta \o/.
Procurei uma foto recente da banda, uma foto depois da volta (2009) e infelizmente não consegui encontrar para postar aqui =/

Um comentário: